Asas, gaiolas e competências socioemocionais para educardores - Colégio Futura Colégio Futura

Blog

Asas, gaiolas e competências socioemocionais para educardores

Curva
Compartilhe

Por Alberto Carneiro – Gestor de novos negócios OPEE

Educar a mente sem educar o coração não é educação.” Essa frase de Aristóteles parece que nunca fez tanto sentido como em nossos dias. Ao passo que nós humanos conseguimos ganhar acesso ao infinito do espaço sideral, às profundezas dos oceanos, e aos nano componentes eletrônicos capazes de monitorar a saúde de uma pessoa vinte e quatro horas por dia, ainda precisamos criar consciência e agir a respeito dos abismos que insistem em bloquear o caminho que leva ao coração.

O mundo do “coração” é ainda cercado de mistérios. É ali que tomamos as decisões mais importantes que impactarão nosso projeto de vida. Apesar de hoje testemunharmos os grandes avanços da neurociência, que nos mostrou que as emoções estão diretamente relacionadas às estruturas cerebrais, é no coração que percebemos de forma tangível a grande energia que nos conduz adiante para uma vida plena de sentido.

As competências socioemocionais tem o papel de colocar o mundo do coração em movimento. Vivê-las com alto nível de consciência e intensidade, permite que agreguemos ao privilégio do “pensar”, o brilho do “sentir” e a força do “agir”. Colocá-las em prática, nos permite mover as engrenagens para sair do lugar arrogante da teoria que não se abre. Portanto, para uma nova escola, uma nova BNCC e um novo ensino médio, que venham também os novos educadores!

Texto OPEE news – https://opelink.opee.com.br/ev/PHoys/Dt/58f6/Nd3xaJMBHUL/BN_K/

Compartilhe