COMO MANTER O CONTROLE EMOCIONAL DURANTE O ISOLAMENTO - Colégio Futura Colégio Futura

Blog

COMO MANTER O CONTROLE EMOCIONAL DURANTE O ISOLAMENTO

Curva
Compartilhe

Por Débora Fausta Carmona – Pedagoga, psicopedagoga, terapeuta Reikiana e Diretora Pedagógica da Escola Futura Ipiranga.

Diante de tantas notícias vinculadas na mídia e redes sociais a respeito do COVID -19, que trazem estatísticas de casos e atualizações de tragédias, precisamos lembrar de cuidar das nossas emoções, que podem se apresentar de forma negativa causando doenças psicossomáticas.

Necessitamos buscar alternativas para não nos deixar contaminar por informações negativas pois estas afetam o nosso sistema imunológico.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, devemos manter a higiene do corpo e do ambiente. Sobretudo, devemos também cuidar do estado mental, limitando o tempo de exposição às notícias sobre o assunto, principalmente as de WhatsApp, onde muitas informações se tratam de fake news, reservando somente um tempo para posicionamentos oficiais.

É importante buscar meios para contribuir com o equilíbrio mental, pois com a extensão da quarentena, ficar confinado em casa com os afazeres domésticos, home office e homeschooling pode ser desesperador.

Na Escola Futura indicamos a medicina alternativa REIKI, que inclusive sempre oferecemos aos alunos cujo os responsáveis solicitam, e também recomendamos a MEDITAÇÃO. Ambos contribuem para o controle da respiração, paz interior, serenidade, gratidão, gentileza e harmonia.

Quando os adultos estão mais tranquilos e equilibrados, consequentemente as crianças sentem e se comportam de forma semelhante.

Outra dica é o contato social mesmo à distância. Se faz necessário encontros virtuais com membros da família, principalmente com os avós, que tanto nos dão suporte na educação dos netos. Encontros virtuais com os amigos também contribuem para evitar o stress e manter o vínculo afetivo. Por ser este o contexto atual, a Escola Futura, além de enviar videoaulas, realiza as aulas on-line e ao vivo. Esses momentos contribuem para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, mas principalmente para o emocional, contribuindo para o bem-estar do aluno.

Um ponto importante é manter a disciplina por meio de rotinas, colocando horários para as atividades a serem realizadas ao longo do dia, isso também ajuda muito no controle da ansiedade. É recomendado fazer um cartaz com figuras, fotos ou escrita de cada momento a ser realizado para que a criança se sinta segura. Neste cartaz devemos incluir momentos de lazer e de estudo. Já que falamos de lazer, é importante ressaltar que o brincar, dançar e realizar atividades físicas é extremamente saudável para todos, incluindo os adultos. Ligar o som mais alto, fazer um momento de descontração, piquenique na sala, mudar de ambiente na hora de dormir como a tradicional brincadeira da cabaninha, praticar as atividades corporais que constam em nosso canal no YouTube, são ferramentas que permitem o relaxamento e trazem felicidade.

O momento também é propício para sermos ainda mais caridosos, espalhando compreensão, empatia e mensagens edificantes.

Todos nós estamos aprendendo com essa pandemia e talvez um dos maiores aprendizados seja justamente nos tornarmos resilientes, sabendo que não temos o controle de tudo, mas ainda assim fazemos o possível com o que temos, para valorizarmos dias melhores, dias felizes, dias que ficarão guardados em nossa memória, não como dificuldade, mas sim como superação, aprendizado, habilidades emocionais e equilíbrio.

Caso seja necessário, procurem também o auxílio de um profissional da área da psicologia, pois o momento pede que cuidemos de nós para podermos cuidar dos outros.

Junho / 2020


Compartilhe