Blog
Conexão Familiar
Por Maria Luisa Andrade –
Questionamos-nos constantemente quando estamos inseridos na rotina das crianças, não é mesmo? Compromissos que surgem de maneira inesperada, escola, lição de casa, atividades extras como natação, ballet, futebol e médicos, neste sentido, ainda algumas pessoas trabalham fora e deixam seus filho(s) com os avós, cuidadores e muitas vezes nas escolas de período integral conciliando todas essas atividades. As crianças costumam apresentar em diferentes faixas etárias algumas questões que acabam muitas vezes sendo estressante para eles e seus responsáveis.
Sabem aquelas frases típicas de responsáveis preocupados “nossa, meu filho comia de tudo”, “ele adorava tomar banho” quando eles começam a desafiar algumas regrinhas tendemos a pensar que estamos sendo falhos enquanto educadores e muitas vezes deixamos passar certas situações por conta do cansaço do dia a dia, essas questões vão aparecendo, pois é dessa forma que eles aprimoram suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais a noção de certo e errado.
Não podemos esquecer que eles vão vivenciando e criando suas preferências, e nós seremos mediadores das escolhas que eles vão fazendo ao longe da vida.
As questões da rotina costumam ser bem desgastante, por isso, se faz necessário inserir as crianças neste processo, tornando-as ativas nas atividades do dia a dia. As regras da casa precisam ser claras e objetivas e ser seguidas por todos, crianças e adultos. Na hora de preparar as refeições todos podem ajudar, enquanto alguns cozinham outros colocam a mesa. Nos momentos das refeições procurem deixar os eletrônicos ou no modo avião para que nada interfira neste momento. É necessário estabelecer uma rotina, onde diariamente no melhor horário todos estarão envolvidos.
As crianças aprendem fazendo e olhando seus responsáveis, por isso, devemos estar atentos as nossas atitudes e o que “cobramos” dos nossos pequenos. Por exemplo, pais que fazem suas refeições com seus eletrônicos, são exemplo para todos que moram na casa, então, torna-se difícil cobrar algo de seus filhos sendo que você mesmo não faz. Isso acontece porque tendemos a agir de acordo com os nossos parentes mais próximos. Quanto mais as crianças participarem das atividades de casa, apoiando sua família e sendo apoiada por seus familiares, mais responsáveis e autônomas essas crianças/adolescentes serão, os ganhos e benefícios perpetuaram até a vida adulta.
Seja qual for à configuração da sua família estabelecer valores pode ser o inicio de uma jornada mais organizada. Nos momentos de decisões, nas dificuldades, quando surgirem às dúvidas a reflexão e os valores preestabelecidos é um norte.
Até o próximo!
Maria Luisa Andrade – Coordenadora Pedagógica na Escola Futura
Referências Bibliográficas:
Disponível em: <https://www.frasesparaoface.com/um-amor-livre-para-se-reinventar/>. Acesso 23 agosto 2018.
Disponível em: <https://myelitedetail.us/clipart/philipines-clipart-diversity-person_1055067.html>. Acesso em; 23 agosto 2018.