Colégio Futura
Questionamos-nos constantemente quando estamos inseridos na rotina das crianças, não é mesmo? Compromissos que surgem de maneira inesperada, escola, lição de casa, atividades extras como natação, ballet, futebol e médicos, neste sentido, ainda algumas pessoas trabalham fora e deixam seus filho(s) com os avós, cuidadores e muitas vezes nas escolas de período integral conciliando todas essas atividades. As crianças costumam apresentar em diferentes faixas etárias algumas questões que acabam muitas vezes sendo estressante para eles e seus responsáveis.
Sabem aquelas frases típicas de responsáveis preocupados “nossa, meu filho comia de tudo”, “ele adorava tomar banho” quando eles começam a desafiar algumas regrinhas tendemos a pensar que estamos sendo falhos enquanto educadores e muitas vezes deixamos passar certas situações por conta do cansaço do dia a dia, essas questões vão aparecendo, pois é dessa forma que eles aprimoram suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais a noção de certo e errado.
As questões da rotina costumam ser bem desgastante, por isso, se faz necessário inserir as crianças neste processo, tornando-as ativas nas atividades do dia a dia. As regras da casa precisam ser claras e objetivas e ser seguidas por todos, crianças e adultos. Na hora de preparar as refeições todos podem ajudar, enquanto alguns cozinham outros colocam a mesa. Nos momentos das refeições procurem deixar os eletrônicos ou no modo avião para que nada interfira neste momento. É necessário estabelecer uma rotina, onde diariamente no melhor horário todos estarão envolvidos.
As crianças aprendem fazendo e olhando seus responsáveis, por isso, devemos estar atentos as nossas atitudes e o que “cobramos” dos nossos pequenos. Por exemplo, pais que fazem suas refeições com seus eletrônicos, são exemplo para todos que moram na casa, então, torna-se difícil cobrar algo de seus filhos sendo que você mesmo não faz. Isso acontece porque tendemos a agir de acordo com os nossos parentes mais próximos. Quanto mais as crianças participarem das atividades de casa, apoiando sua família e sendo apoiada por seus familiares, mais responsáveis e autônomas essas crianças/adolescentes serão, os ganhos e benefícios perpetuaram até a vida adulta.
Seja qual for à configuração da sua família estabelecer valores pode ser o inicio de uma jornada mais organizada. Nos momentos de decisões, nas dificuldades, quando surgirem às dúvidas a reflexão e os valores preestabelecidos é um norte.
Até o próximo!
Maria Luisa Andrade – Coordenadora Pedagógica na Escola Futura
Referências Bibliográficas:
Disponível em: <https://www.frasesparaoface.com/um-amor-livre-para-se-reinventar/>. Acesso 23 agosto 2018.
Disponível em: <https://myelitedetail.us/clipart/philipines-clipart-diversity-person_1055067.html>. Acesso em; 23 agosto 2018.