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A importância da leitura na Educação Infantil

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Por Fernanda Rocha Lopes (Pedagoga/Psicomotricista) – 

Nossa Festa Literária se aproxima!

Um evento como este nos traz além de momentos valiosos em família, questões interessantes a respeito do desenvolvimento dos pequenos.

Muitas vezes nos perguntamos: “Existe uma idade certa para a criança começar a ler?”, “Apenas ler para o meu filho com frequência é suficiente?”, “Afinal, se meu filho ainda não sabe ler, qual a importância da leitura nesta fase da infância?”.

Emilia Ferreiro, estudiosa argentina que revolucionou a alfabetização com a Psicogênese da Língua Escrita, defende que ler e escrever antes de tudo, é um processo afetivo e mágico independentemente da faixa etária. Em suas obras ela cita que “as crianças têm o hábito de não pedirem permissão para começar a aprender”. Com isso ela nos diz que as crianças aprendem de forma espontânea, desde que as oportunidades lhes sejam dadas.

É preciso dar significado para as crianças. Permitir que compreendam para que se lê e se escreve, por quê é tão importante. A partir disso, devem-se apresentar os diferentes objetos sociais da escrita e deixar que manuseiem livros, revistas, jornais, calendários, bem como explicar a função de cada um, mostrando que esses objetos têm nome e que são produzidos por pessoas diferentes. Permitir esse manuseio, esse contato com os objetos de escrita é dar o primeiro passo numa jornada que irá acompanhar a criança nos próximos anos de sua vida e irá perdurar na vida adulta.

Para que de fato essa inserção seja bem sucedida, é necessário que haja uma relação afetuosa entre a criança e o livro. Que o adulto leia em voz alta para as crianças e que essa leitura desperte a vontade de saber.

Esse tipo de experiência é fundamental, de certa forma especial, e segundo Emília Ferreiro, é mágico, quando se trata de crianças. Sendo que esta prática se torna trivial para qualquer outra pessoa alfabetizada, relatando então, a importância do lúdico.

De acordo com o Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil (1998), p. 127:

Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita. É por meio desse contato diversificado em seu ambiente social que as crianças descobrem o aspecto funcional da comunicação escrita, desenvolvendo interesse e curiosidade por essa linguagem. Diante do ambiente de letramento em que vivem, as crianças podem fazer, a partir de dois ou três anos de idade, uma série de perguntas, como “O que está escrito aqui?”, ou “O que isto quer dizer?”, indicando sua reflexão sobre a função e o significado da escrita, ao perceberem que ela representa algo. Isso reflete a importância de partir do contexto para o ingresso no mundo escrito.

Nossos alunos estão animados para a primeira edição da FESTA LITERÁRIA na ESCOLA FUTURA em parceria com Editora Suinara. Será uma verdadeira festa com os personagens dos livros trabalhados em sala de aula, presença dos autores e exposição das atividades teóricas e práticas das crianças. Tivemos uma imersão no universo letrado que despertou nos pequenos diferentes habilidades como a linguagem, ampliação de vocabulário, a criatividade e descoberta do mundo imaginário!

A leitura é uma das formas que nos permite interagir com o meio em que estamos inseridos e assim ampliar nossa visão e compreensão do mundo. Por isso, é importante e necessária a influência de pais e educadores nesta etapa.

Em curto prazo teremos momentos ricos e divertidos entre escola e família, em médio prazo somaremos aprendizagens significativas e um processo de alfabetização de sucesso, e em longo prazo, seremos capazes de sermos e formarmos cidadãos ativos de uma sociedade consciente, crítica e justa! Esperamos vocês! Boa leitura!


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